Como tornar relatórios contábeis mais claros e eficientes?
De forma sucinta, podemos definir “relatórios contábeis” como os documentos técnicos que descrevem os dados registrados pela contabilidade de uma empresa, tais como balanços e demonstrações financeiras.
Gestores que realmente se preocupam com sua empresa possuem a obrigação de acompanhar os relatórios contábeis e, dependendo do cargo que venham a exercer na sociedade ou companhia (como por exemplo, de administrador), poderão ser responsáveis por elaborar e preparar as demonstrações financeiras, respondendo por eventuais informações falsas e que possam prejudicar terceiros, conforme previsto na Lei das Sociedade por Ações (Lei nº 6.404/1976).
Além disso, esses documentos revelam o andamento dos negócios, informação de extrema importância para que o gestor possa saber quais os próximos passos a tomar.
Mas, você sabe como esses relatórios podem ficar mais claros e eficientes? Continue acompanhando nosso post e descubra!
Relatórios contábeis e sua importância
Para uma empresa alcançar o sucesso, ela dependerá de diversos fatores. Podem ser apostadas todas as fichas em uma boa equipe de atendimento, desenvolvimento de produtos, RH e marketing. Porém, se não estiver atenta às questões financeiras, todos os demais esforços poderão ter sido em vão.
Daí a importância dos relatórios contábeis, responsáveis por registrar os custos, despesas, impostos e recebimentos, colhendo dados mensais, trimestrais ou anuais, variando de acordo com as políticas da empresa e legislação aplicável.
É recomendável que os documentos sejam digitalizados para que assim seja obtido um acesso mais rápido sempre que for preciso. Todas as informações devem ser recolhidas por um profissional da contabilidade, que realizará uma avaliação, interpretação e, então, poderá redigir o relatório.
Como obter bons relatórios?
A elaboração dos relatórios contábeis, exigidos por lei, dependerá muito do conhecimento fiscal e contábil do contador, tanto no que diz respeito à parte burocrática quanto à estratégica, levando em conta as questões econômicas da empresa e do mercado no geral.
Para que os erros sejam evitados, o ideal é utilizar um bom software de gestão financeira, e contar com a ajuda de uma assessoria contábil. Inclusive, é possível contratar um fornecedor especializado no segmento do seu negócio.
O importante mesmo é integrar a praticidade das plataformas de gestão, com o conhecimento direcionado, garantindo a saúde financeira da empresa e a segurança com relação à legislação. Todo esse trabalho deve ser feito com bastante perfeição e atenção.
Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!
Entenda a importância de um inventário patrimonial
O inventário patrimonial visa registrar, de forma detalhada, os bens de uma empresa, sendo importante para mantê-los em segurança. CONFIRA MAIS DETALHES!
0 comentários