Mudanças na taxa de juros: De que forma isso pode impactar na empresa?

Atualmente, os noticiários brasileiros abordam alguns temas relacionados com a economia, tais como a alta do dólar, bolsa de valores, taxa de juros, inflação, entre outros. São várias as informações que chegam até nós, mas será que sabemos interpretá-las? Conhecemos o verdadeiro impacto da flutuação do mercado, no dia a dia de nossas empresas?

Este é um assunto que merece total atenção, principalmente quando se é um empreendedor, uma vez que cada variável apresenta um impacto direto sobre o negócio. No post de hoje, vamos abordar melhor este tema, e explicar um pouco sobre a SELIC, e como ela pode impactar as empresas. Continue nos acompanhando!

Taxa de juros e a economia como um todo

Antes de falarmos como a taxa de juros pode afetar uma empresa, vamos explicar o que é a SELIC, ou Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. A SELIC é uma taxa de juros básica da economia brasileira. Em resumo, trata-se de um sistema computadorizado, que o Governo Federal utiliza para controlar a compra, venda e emissão de títulos públicos federais. Por esse sistema é possível acompanhar as transações diariamente, e em tempo real, havendo um ajuste diário na taxa média de juros.

Na prática, quando a SELIC estiver em alta, a tendência é que as pessoas façam uma pausa pequena nos gastos, uma vez que os bancos poderão subir os juros, o que dificultará qualquer empréstimo ou investimento por parte de fornecedores, aumentando assim o valor cobrado por produtos e serviços.

E quando a SELIC está em baixa, ocorre o contrário, ou seja, os juros menores facilitam o investimento e a produção, e o consumidor pode fazer suas compras por um preço mais justo, o que movimenta a economia.

Afinal, a taxa de juros pode favorecer ou prejudicar as empresas?

Conforme dissemos, o momento mais adequado para buscar investimentos, é quando a SELIC está em baixa. Porém, a influência da taxa de juros sobre a sua empresa não é tão simples, e pode impactar de uma forma positiva ou negativa. Existem várias oportunidades que podem ser aproveitadas, ou não, em seu negócio. A seguir, listamos as principais.

Renegociações

Caso a sua empresa tenha muitos contratos a médio e longo prazo, as flutuações mais expressivas na taxa de juros fazem com que você consiga avaliar melhor as condições desses empréstimos. E mediante a oscilação da SELIC, certamente alguns contratos deverão ser reajustados. Isto significa que, se os documentos estiverem bem organizados, você pode descobrir que algumas parcelas podem ter os valores reduzidos.

Crédito

Na maioria das vezes, quando a SELIC está em alta, os empreendedores podem ter um pouco de dificuldade para conseguir crédito junto aos bancos. Isso acontece devido aos custos dos bancos para captar recursos, que também sobem, e eles começam a ser mais seletivos ao conceder créditos.

Consumo

A partir do momento em que as instituições diminuem as taxas de juros, o Brasil cresce economicamente, pois os novos recursos são disponibilizados para empreendedores. Esses são recursos muito utilizados para oferta de novos produtos e serviços, fazendo com que as pessoas voltem a consumir. Quando as taxas estão altas, as empresas desaceleram os investimentos, o que acaba refletindo no consumo, que automaticamente, também cai.

Como vimos, é fundamental estar bem informado com relação ao andamento da economia, para saber quando pode ser a hora certa para investir.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Mangini Logo

Somos um escritório de contabilidade atuando há mais de 35 anos neste segmento. Atendemos clientes nos mais diversos ramos e atividades. Buscamos sempre oferecer as melhores soluções e alternativas para nossos clientes.

ENTRE EM CONTATO

× Entre em contato!