Planejamento tributário para empresas de TI: Como fazer?

Já imaginou trabalhar em uma empresa de tecnologia, e não saber o quanto de tributos deverão ser pagos, muito menos definir adequadamente o melhor regime tributário a ser adotado? Realmente, o planejamento tributário é algo complicado para essas empresas, e costuma ser um dos motivos que mais preocupam os empreendedores.

Quando realizado de maneira adequada, o planejamento tributário passa a ser um fator de grande importância, principalmente para a redução de tributos pagos, e consequentemente, para o desenvolvimento de estratégias.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre este assunto. Continue nos acompanhando!

A importância do planejamento tributário

Sem dúvidas, a gestão de tributos é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa. Isso se dá pelo fato de ser uma etapa preventiva, pois produz uma elisão fiscal com redução da carga tributária, dentro da legalidade.

Quando se faz um planejamento tributário, é possível identificar todas as transações efetuadas pela empresa. Desta forma, será possível escolher a ação mais adequada para os futuros gastos e investimentos.

A empresa de tecnologia que mantém suas obrigações fiscais em dia, consegue realizar, com uma tranquilidade maior e mais segurança, suas operações. E este é o objetivo do planejamento tributário, obter uma forma lícita de reduzir a carga fiscal, sem deixar de cumprir as determinações legais.

Como pode ser feito o planejamento tributário?

Diante da instabilidade da segurança jurídica em nosso país, é muito importante que o empreendedor realize um planejamento tributário. E como ele pode ser elaborado? Confira a seguir!

Escolha o regime tributário correto

A partir do controle dos tributos e da redução de gastos de forma legal, pode-se projetar o crescimento da empresa, e realizar assim novos investimentos. Para isso, é necessário definir a tributação. Existem três regimes que uma empresa de TI pode aderir, sendo eles: o Simples Nacional, o Lucro Presumido e o Lucro Real.

Procure por incentivos fiscais

As vantagens da elaboração de um planejamento tributário para uma empresa de tecnologia, vão muito além de reduzir os tributos. Existem outros benefícios fiscais, que podem ser obtidos em programas como a Lei do Bem, e a Lei dos Incentivos à Inovação Tecnológica, que podem favorecer na obtenção da redução do pagamento de tributos, e até no abatimento do imposto de renda.

Faça um cronograma

Para obter um planejamento adequado para uma empresa de tecnologia, é muito importante que cada etapa seja criteriosamente avaliada e anotada. Por exemplo, a escolha do regime tributário deve ser efetuada a cada ano, com avaliações semestrais desse planejamento.

Quando se mantém um cronograma, de todas essas etapas, será possível conhecer os efeitos da carga tributária. Também deve-se pensar no recolhimento de alguns tributos, tais como o PIS e o COFINS, que diferem entre lucro real e presumido.

Por isso, manter um cronograma atualizado, com todas as etapas do planejamento tributário consolidadas, é um modo de conhecer cada um dos regimes de incidência. Mas, atenção: deve-se estar atento também aos prazos de entrega de documentos e deduções à base de cálculo.

Agora, você já sabe como pode ser essencial para as empresas de tecnologia contar com profissionais especializados para o planejamento tributário.

Gostou do conteúdo? Deixe um comentário abaixo!

Mangini Logo

Somos um escritório de contabilidade atuando há mais de 35 anos neste segmento. Atendemos clientes nos mais diversos ramos e atividades. Buscamos sempre oferecer as melhores soluções e alternativas para nossos clientes.

ENTRE EM CONTATO

0 comentários

× Entre em contato!