NPS: O que é e qual a sua importância para startups?

NPS: O que é e qual a sua importância para startups?

NPS ou “Net Promoter Score” é a métrica de avaliação das chances de um cliente recomendar o seu negócio. Desta forma, o NPS também pode ser chamado de mensuração do grau de lealdade do consumidor. Quer saber mais sobre esse assunto, bem como a importância do NPS para startups? Continue lendo! 

Como funciona o NPS?

Agora que você já sabe a definição de NPS, deve estar se perguntando: como será que ele funciona? 

Em primeiro lugar, cumpre destacar que existem no mercado diversas pesquisas de satisfação, porém, o NPS difere das outras por uma série de motivos, entre os quais podemos citar a individualização do resultado e o tempo hábil com que os feedbacks são dados.

O NPS relaciona uma série de perguntas com outras informações como indicações e dado de recompra para a medir a relação que esses fatores têm entre si. 

O Net Promoter Score é obtido através de notas de avaliação dos clientes, sendo de 0 a 10. Outro fator a ser observado é que eles poderão ser classificados em 3 classes, sendo elas:

 Promotores

Aqueles clientes que concederam uma nota entre 9 e 10 para sua empresa. Isto significa que eles gostam do seu trabalho e provavelmente irão recomendá-lo para outras pessoas.

Neutros

Os neutros são os consumidores que se sentem felizes com o que a sua empresa oferece, dando-lhe uma nota de 7 ou 8. Porém, não são fiéis com a sua marca. Pode ser que não espalhem palavras negativas sobre ela, mas raramente a indicarão.

Detratores

São os insatisfeitos, que não gostam da empresa. O risco de que eles prejudiquem o negócio, com palavras negativas, é muito grande. Principalmente aqueles que deram uma nota baixíssima, de 0 a 6.

A importância do NPS para Startups

De maneira bem objetiva, o NPS é importante para as Startups, pois ao ter uma visão do grau de contentamento dos clientes, os empreendedores podem analisar seus processos de forma mais profunda.

Considerando que os negócios estão apenas sendo iniciados em uma Startup, ter o feedback rápido e o reconhecimento de clientes pode ser um verdadeiro diferencial para gerar caixa e futuro lucro à sociedade. 

Assim sendo, pode ser posicionada uma ferramenta estratégica, que traz consigo o entendimento dos desejos e necessidades que o consumidor apresenta. Isso ajudará a manter um bom relacionamento com o público.

Além disso, existem algumas vantagens que devem ser levadas em consideração. Entre elas, o acompanhamento do feedback em tempo real, quase de imediato, após a pesquisa de satisfação e a otimização do planejamento, para que você possa se basear exatamente no que o cliente espera receber.

Enfim, com o NPS a sua empresa poderá servir de referência no mercado, caso obtenha uma pontuação alta. Ou, ainda, sinalizar a necessidade de mudanças, quando receber uma nota baixa. 

 

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